terça-feira, 21 de janeiro de 2014

POSSE DOS APROVADOS NO CONCURSO DA PREFEITURA DE JANAÚBA DEVERÁ SER EM ABRIL

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Pouco mais de 500 pessoas foram aprovadas no concurso público da Prefeitura de Janaúba, realizado em agosto e em novembro, neste caso somente para a função de advogado, de 2013, e elas deverão ser convocadas para a posse a partir de abril deste ano. Isso é o que o site do jornalista Oliveira Júnior obteve junto ao secretário municipal de Administração, Recursos Humanos e Finanças, José Maria da Silva, na tarde de ontem, segunda-feira, dia 20 de janeiro, em audiência no gabinete do próprio secretário.
De acordo com o secretário, o prefeito Yuji Yamada homologou o concurso no dia 2 de janeiro. As provas desse concurso deveria ter sido em maio de 2012, durante a administração anterior. Porém, devido a erros no edital do concurso organizado pela Comissão Técnica de Concurso (Cotec), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Minas Gerais suspendeu o referido concurso, pois mais da metade das vagas era para cadastro de reserva.
O concurso somente foi liberado no final do primeiro semestre de 2013, eliminando o cadastro de reserva, ou seja, as vagas oferecidas são para preenchimento imediato ou dentro do prazo de validade do concurso que é de 2 anos.
O secretário municipal de Administração informou que a prefeitura fará a convocação para a posse no final de março ou em meados de abril, considerando se o tempo para que o candidato aprovado possa providenciar a documentação e também realizar a série de exames médicos, conforme consta no edital do concurso e nas normas de admissão de funcionários via concurso público. Isso foi procedido no último concurso da prefeitura, ocorrido em 2008 quando foram chamados gradativamente aprovados em áreas distintas. Naquela ocasião, parte dos aprovados cumpriram o prazo de 15 dias após a convocação devido à demanda de solicitações de exames médicos.
Para os aprovados no concurso de 2013, José Maria cita que a prefeitura procederá a posse atendendo prioritariamente as áreas que mais necessitarem dos servidores. Até a posse, prevista para meados de abril, a atual administração decidiu pela contratação especial e temporária de no máximo 90 dias para o pessoal da Educação, sendo que a prioridade será para os aprovados no concurso público do ano passado, conforme edital (ao lado) expedido pela Secretaria Municipal de Educação. O secretário ressalta que o aprovado no concurso de 2013 não é obrigado a aceitar a contratação especial e temporária, ficando lhe assegurado o direito da vaga tão logo seja feita a convocação de vaga. Esse procedimento também ocorrerá em outras funções.

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