segunda-feira, 8 de julho de 2013

Ex-assessor de deputado Ademir Camilo detalha esquema de corrupção de R$ 70 milhões A operação Violência Invisível foi desencadeada pela Polícia Federal

A operação Violência Invisível foi desencadeada pela Polícia Federal

Alegando inocência, ex-assessor de deputado,citado em escândalo, concede entrevista ao Gazeta de Araçuaí
Marcos Vinicius Silva, 34 anos, está foragido. De acordo com a Polícia Federal, ele estaria envolvido no escândalo que desviou R$ 70 milhões dos cofres públicos. A operação batizada de Violência Invisível, prendeu ex-prefeitos de Minas. Acusado confirma que fechou contratos com Prefeituras de Capelinha, Janaúba e Montes Claros.
Foto: divulgaçãoA operação Violência Invisível foi desencadeada pela Polícia Federal
Alegando inocência e vítima de um esquema criminoso que ele desconhecia, o ex-assessor do deputado federal Ademir Camilo,(PSD-MG), Marcos Vinicius Silva, 34 anos, concedeu através de um telefone com número privativo, entrevista exclusiva na tarde de domingo (7) ao Jornal Gazeta de Araçuai.

Considerado foragido pela Polícia Federal desde a semana passada, Marcos Vinicius, conhecido por Marquinhos que residia em Araçuai (MG) no Vale do Jequitinhonha, é apontado como participante de um esquema que teria causado danos aos cofres públicos de mais de R$ 70 milhões só em Minas Gerais, além de envolver desvio de recursos em mais 10 estados (SP, RJ, ES, BA, PE, SE, PB, MA, PA e SC).

Residindo desde dezembro passado em Montes Claros, ele negou as acusações e disse que foi envolvido por uma empresa que tinha reconhecimento no mercado . Com salário de R$ 3 mil reais, Marcos Vinicius era assessor do deputado federal Ademir Camilo (PSD-MG) mas foi exonerado após a explosão do escândalo.

Na Operação Violência Invisível, desencadeada na última terça-feira (2) pela Polícia Federal, sete pessoas foram presas, das nove que tiveram a prisão decretada, entre elas o empresário Mateus Roberte Carias, apontado como mentor do esquema e os ex-prefeitos de Pirapora, Warmillon Fonseca Braga (DEM), e de Janaúba, José Benedito Nunes (PT). O ex-prefeito de Montes Claros, Tadeu Leite, também está com prisão decretada. Ele está refugiado em Miami, nos Estados Unidos.

Marcos Vinicius negou qualquer envolvimento com os ex-prefeitos. “ Não conheço estes ex-prefeitos. Nunca tive contato com eles. Sou inocente”, afirma

Como era o esquema
De acordo com a Polícia Federal, Mateus Roberte Carias montou a empresa Digicorp Consutoria e Sistemas Ltda., que oferecia às prefeituras títulos de crédito com o governo federal, para serem usados na compensação tributária de débitos com a União.
Os papéis eram oferecidos com desconto de 30% e adquiridos por licitações, que seriam direcionadas para a empresa capixaba. “Só que os títulos eram falsos e a legislação proíbe a compensação tributária pelos municípios com o uso de créditos de terceiros”, informou o delegado da Polícia Federal, Marcelo Freitas.

Quem é Mateus Roberte
O capixaba Mateus Roberte Carias já havia sido preso na Operação Camaro, deflagrada pela Policia Federal em abril de 2012, por prática semelhante. Na época, ele fechou contratos com cerca de 180 prefeituras, por meio da empresa Urbis Instituto de Gestão Pública, paracompensar créditos tributários usando informações falsas e decisões liminares. Em depoimento à PF em dezembro, ele alegou que negociou com as prefeituras créditos de precatórios judiciais apresentados pela empresa Merizio & Giuberti Louzada Advogados Associados, com sede em Vitória (ES), investigada na mesma operação.
Quem é Marcos Vinicius Silva
Nascido em São Paulo, Marcos Vinicius Silva, 34 anos, trabalhava com representação comercial na região do Vale do Jequitinhonha, onde residiu por muitos anos.
Em 2008 foi coordenador da campanha do médico Aécio Silva Jardim à prefeitura de Araçuai (2008-2012), cidade onde morou até dezembro de 2012. Com a vitória de Silva Jardim, Marcus Vinicius foi nomeado chefe de gabinete da prefeitura mas foi demitido em março de 2010.
Em seguida, coordenou a campanha do deputado federal Ademir Camilo. Era presidente do PDT de Araçuai. Após a divulgação do escândalo, foi demitido do gabinete do deputado.

TRECHOS DA ENTREVISTA CONCEDIDA POR MARCOS VINICIUS AO JORNAL GAZETA
Como você se envolveu nesta história?
Quando estava na prefeitura de Aracuai, chegou uma proposta da Urbis, para compensação do INSS dos Agentes Políticos que foram pagos de forma irregular. Logo depois eu fui exonerado do cargo de chefe de gabinete, em março de 2010.
Na epoca a Urbis apresentou inúmeras prefeituras que faziam e o serviço era bom para os municípios .
Quando sai da prefeitura em 2010 eu fui à Vitória e conheci o Mateus Roberte. Ele me falou que o serviço de compensação não podia mais ser feito pois tinha vencido o prazo para entrar com a ação.
Passou um tempo, ele me ligou e disse que queria falar comigo. Ele mandou um representante em Governador Valadares e me falou que a Digicorp outra empresa dele, que estava fazendo uma parceria com uma grande empresa de Vitoria, a Merizzio e Louzada, e que essa empresa tinha precatórios transitados em julgado escriturado na Receita Federal para compensação do INSS.
Ele me apresentou toda documentação autenticada das empresas privadas que faziam. Mas o que mais me interessou foi que, as compensações só se iniciariam após a autorização da Receita Federal dizendo que o crédito tinha sido habilitado, e poderia iniciar as compensações . Achei fantástico . Falei que fizessem a proposta para as prefeituras e empresas privadas que eu ia trabalhar.
Como funcionava o esquema?
Na época me apresentaram 87 contratos com empresas privadas que faziam esse procedimento ha mais de 7 anos. E que poderia fazer para prefeituras . Então amigo, corri atrás . Pode acreditar , todos nós somos vitimas. E falam que fiz em várias prefeituras.
Você fez quantos contratos e com quais prefeituras?
Foram apenas três. Capelinha, Janaúba e Montes Claros.
Quais empresas que você visitou?
A primeira empresa que fui foi a Transnorte, eles acharam fantástico também, pois o deságio era de 30 % . Fizeram o contrato com a Digicorp e iniciaram a compensação depois que o Ademilson, de Vitória levou o documento da Receita Federal dizendo que o crédito tinha sido habilitado.
Depois disso a Transnorte disse que ia fazer uma consulta da documentação na Receita Federal em Brasília onde o suposto crédito teria sido habilitado Até hoje, a Receita Federal nunca respondeu. A partir dai, comecei protocolando nas Secretarias de Fazenda de várias prefeituras a proposta da Digicorp.
Em quais prefeituras você protocolou propostas?
Protocolei em diversas prefeituras e empresas de grande porte, inúmeras. Mas só fechei contrato com a de Montes Claros, Janaúba, Capelinha e Transnorte.
Em Capelinha, o rombo foi de mais de R$ 4 milhões. O que você tem a dizer sobre isso?
O Dr. Pedro Vieira, ex-prefeito do município, era um homem muito honesto. Não faria qualquer coisa se não fosse vantagem para o município.
Nota- O médico e prefeito reeleito de Capelinha, Pedro Vieira, faleceu de infarto, aos 64 anos, em dezembro de 2012 .
Mas você não desconfiou que podia ser um golpe?
A Urbis era um instituto de nome nacional, com contratos em todo pais, exercendo trabalho na área tributária. Eu ia trabalhar com precatórios transitados em julgado e escriturados na Receita Federal. Um negócio absolutamente legal. Eu tinha absoluta certeza que o negócio era idôneo . Pelo amor que sinto pela minha mãe, eu não pratiquei nada de errado.. O Ministério Público agiu covardemente , e o ódio da Juíza de Pirapora, Arlete Ferreira da Silva com o ex prefeito, chegou a isso.
A Polícia Federal afirma que os documentos apresentados são falsos.
Toda documentação que a empresa mandava, estava autenticada não dando nenhuma brecha para pensar em falsificação. Os prefeitos são vitimas. Não tem qualquer propina para prefeitos ou servidores públicos . Só fizeram porque o negocio parecia totalmente lícito e para os municípios era excelente pois todos passam por dificuldades.

Em que consistia esses benefícios?
A cada um milhão que pagaria ao INSS , R$ 300 mil ficariam nos cofres públicos. Volto a afirmar, são todos vitimas. A Justica tem de prender os verdadeiros culpados.
Quem são eles?
Acredito que a Policia Federal vai encontrar os verdadeiros bandidos, pois estão ouvindo todos. Diferente do Ministério Público, que mais uma vez comete uma barbaridade, colocando inocentes na cadeia. Não sou bandido. Nunca respondi a nenhum processo. Sempre trabalhei.
Se a Urbis já estava envolvida em escândalo semelhante, por que você permaneceu trabalhando para ela?
Não ofereci mais nada depois da operacão no Espírito Santo E as compensações dos três municípios e da Transnorte, estavam correndo tudo tranqüilamente .
Qual era o seu papel dentro da empresa ?
Eu era apenas um representante comercial autônomo. Como disse o próprio Mateus Roberte em depoimento à Polícia Federal.
Quem falsificou os documentos?
A Policia Federal está com um inquérito aberto pra pegar quem falsificou. Nao sei que documentos estão dizendo que são falsos. A PF fala que a comunicação que veio da Receita Federal dizendo que o crédito foi habilitado é falso. Dizem que não existe o servidor da Receita Federal que assinou este documento. Só isso que sei. Pois toda documentação era trazida por um funcionário do Mateus.
Antes de ter sua prisão decretada, você foi ouvido?
Fui intimado no dia 17 de junho e prestei depoimento na Polícia Federal. Só me perguntaram de Montes Claros, nada de Pirapora ou outro lugar.
Quem pediu sua prisão?
O Ministério Público já estava investigando e pediu a minha prisão à juíza de Pirapora. E ela concedeu.

Qual é o seu patrimônio hoje?
Só tenho meu carro, uma Toyota Hilux Sw4, comprada com dinheiro lícito de uma ação trabalhista que ganhei na Justica. Ela esta na minha declaração de Imposto de Renda. O patrimônio que tenho está totalmente declarado à Receita Federal . A casa que eu tinha em Araçuai , deixei para minha ex- esposa, após a separação.

Você foi demitido do cargo de assessor do gabinete do deputado Ademir Camilo. O deputado disse em entrevista ao jornal “ O Globo”, que não tinha contato com você há 5 meses. Vocês não se falavam.?

Não comuniquei ao deputado minha transferência para Montes Claros. O trabalho que sempre fiz para ele era apenas político como foi na campanha. E ficava aguardando na região se fosse solicitado por ele.

Onde você está e como você está enfrentando estas denúncias?
Estou em Minas Gerais preparando um Habeas Corpus para que eu possa me apresentar e dar todos os esclarecimentos à Polícia Federal. Quero colaborar com a Justiça. Se eu for agora, vão me prender. Está ruim demais, mas lá dentro da prisão é pior,. por isso estou dessa forma. ´Estou arrasado. Ainda não cometi uma besteira por causa dos amigos
Você vai se apresentar à Polícia?
Somente após a concessão do Habeas Corpus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário